VOZES DE NÓS, A REDE

Acontece uma rede quando mentes, vontades e mãos se entrelaçam para dar frutos, desafiando, muitas vezes, oceanos. Acontece uma rede quando se acredita que a articulação de propósitos e a conjugação de esforços resulta em força e se pratica essa força. Exemplo magnífico é o projecto Meninos de rua:Inclusão e Inserção, congregando pessoas em diferentes países e diferentes contextos, tendo como denominador comum a realização de direitos de crianças vulneráveis e excluídas. Estamos a falar de uma rede de pessoas que recusam a passividade, desencadeando acções que libertam as suas energias, os seus talentos, a sua criatividade.


Descrito pelos promotores como um desafio, às vezes uma aventura, um dos primeiros frutos do projecto Meninos de rua:Inclusão e Inserção não poderia ter sido mais feliz. Mobilizaram-se sinergias em três países e nasceu o belo álbum Vozes de Nós, compilando retratos, histórias de vida e a arte de meninos e meninas são-tomenses, guineenses e angolanos carenciados. Com papel, guache, lápis, conchas, sementes, areia, pauzinhos, cascas, folhas, caricas, latas, etc, os pequenos protagonistas de Vozes de Nós produziram ilustrações tão  reveladoras e expressivas como as suas comoventes narrativas - histórias das vicissitudes das suas vidas, trágicas tantas vezes, iluminadas e resgatadas porém pela visão e pelo dinamismo de pessoas que, acima de fracturas geográficas,  apesar de contextos singulares e diferentes, se unem para sensibilizar consciências e mudar mentalidades. 


O que nos diz o álbum Vozes de Nós? Que as crianças e adolescentes atingidos pela exclusão e por carências diversas, têm voz. E quando as suas vozes são escutadas na primeira pessoa, sem intermediação, o alcance da compreensão da sua situação é muito maior, potenciando intervenções mais eficazes a favor da mudança.


Depois de Angola, Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe, o projecto alargou-se, foi crescendo e caminhando, abrangendo agora seis países. Podemos pois aguardar, para breve, a continuação dessa bela aventura: mais histórias de vida, mais desenhos e ilustrações, mais Vozes de Nós. Uma rede simultâneamente actuante em diferentes espaços e diferentes realidades, ao serviço de um comum objectivo: conferir sentido a palavras como carinho, atenção, amor, construção e futuro. Palavras que, pela força de uma rede de vontade e decisão, são devolvidas como sonoras campainhas às mentes, às bocas e aos corações dos adultos, convocando as suas responsabilidades para com crianças e adolescentes.